Um paciente europeu infectado por HIV realizou um transplante de células-tronco e deixou de apresentar sinais do vírus. 

O paciente não teve seu nome divulgado, mas é do sexo masculino e vive em Londres. Ele já está há 18 meses sem apresentar sinais da doença e deixou de tomar medicamentos contra a infecção. Entretanto, os pesquisadores acreditam que ainda é muito cedo para dizer que a pessoa foi curada.

O transplante foi realizado para tratar um câncer e não especificamente o vírus. Esse é o principal motivo para os médicos considerarem que o tratamento não é adequado para tratar a maioria das pessoas com HIV. Mas pode ser um caminho para a ciência descobrir uma possível cura.

O que é a doença HIV?

HIV é um vírus da imunodeficiência humana, que é o causador da AIDS. O HIV é uma infecção sexualmente transmissível (DST), que também pode ser contraída pelo contato com o sangue infectado e de forma vertical, ou seja, a mulher que é portadora do vírus HIV o transmite para o filho durante a gravidez.
Não há cura para a infecção pelo vírus HIV, mas há remédios que podem reduzir drasticamente a progressão da doença. Essas drogas reduziram o número de mortes em decorrência da infecção em grande parte do planeta, mas não é um tratamento simples e a pessoa infectada demandará diversos cuidados em todas as áreas de sua saúde.