No dia 1° de Setembro de 2021, a conta de luz ficou mais cara, devido a bandeira de escassez hídrica, onde apenas os beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, ficaram isentos do reajuste.

O sistema de bandeiras tarifárias, teve início no ano de 2015 criado pela ANEEL, e servem para mostrar ao consumidor todo o seu consumo do mês, consumo esse que é lançado imediatamente na tarifa mensal do talão de energia.

Os meses de Setembro e Outubro, contaram com a bandeira vermelha, já os meses de Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro, Março e Abril, contaram com a bandeira de Escassez Hídrica, a mais nova bandeira da categoria.

A bandeira verde é a única que não é permitido nenhum tipo de aumento sobre o consumo da energia gerada, a bandeira amarela, a bandeira vermelha e a bandeira de escassez hídrica, possuem aumentos e reajustes devido eventos predominantes na ocasião de cada uma delas.

A bandeira amarela possui um aumento de 1,874 por 100 kwh consumidos, a bandeira vermelha é divida em dois patamares, patamar 1 e patamar 2, onde em um o aumento 3,971 e o outro é de 9,492 para cada 100 kwh consumidos.

A bandeira de escassez hídrica, é a bandeira que contém o maior reajuste, 14,20 por cada 100 kwh consumidos.

No dia 29, na sexta, a ANEEL ( Agência Nacional de Energia Elétrica ) anunciou que todo o mês de maio terá bandeira verde, e a conta de luz terá uma baixa, ou seja, ficará mais barata.