1. Utilizar o notebook no colo

Essa talvez seja uma das práticas mais comuns de quem utiliza um notebook, afinal é daí que vem o termo "laptop", que faz referência a esse tipo de uso (assim como desktop significa computador de mesa). Quem tem o costume de utilizar o dispositivo tão próximo de si pode perceber o quanto esses dispositivos aquecem durante sua utilização. Isso acontece principalmente nos ultrabooks que, para manter o design mais fino, acabam comprometendo a vazão de ar do dispositivo.

Quando for utilizar o computador no colo, vale observar se seu corpo não está obstruindo as saídas de ar do aparelho, pois o aquecimento excessivo dos componentes pode levar à perda de desempenho. Se você joga no notebook, é ainda mais importante garantir que seu computador esteja numa posição que permita ao sistema de arrefecimento trabalhar com toda a sua capacidade.

2. Manter o notebook sempre conectado à tomada


Apesar da tecnologia das baterias já ter evoluído bastante, existem alguns procedimentos que podem ajudar os notebooks a manter o sistema energético mais saudável. É interessante que, ao menos uma vez ao mês, você utilize o computador desconectado da tomada até descarregar completamente. Isso auxilia na preservação e calibração do sensor de carga, inibindo, assim, o estado em que as baterias não sustentam mais a autonomia padrão de sua carga, algo bastante comum.

3. Transportar o notebook ligado


Quando você apenas fecha o notebook sem desligar, o hardware continua funcionando. Caso o dispositivo utilize HD tradicional, qualquer batida ou trepidação excessiva pode levar ao mau funcionamento do disco. Com isso você pode acabar tendo um erro na gravação dos dados, o que pode resultar em uma falha no sistema operacional ou até corromper um dos arquivos que possam estar em reprodução. Também é válido evitar movimentar demais seu notebook durante o uso.

4. Pressionar a tela do notebook


A menos que você tenha um dispositivo com tela sensível ao toque, pressionar display que não são preparados para esse tipo de interação pode resultar em danos no painel. Além de manchas na tela, um toque um pouco mais forte pode fazer com que o monitor apresente falhas mais graves. Em alguns casos, pode ser necessário, inclusive, substituir o painel.

5. Utilizar uma fonte que não é apropriada


Muitos dispositivos possuem fontes com conectores idênticos, porém, elas trabalham com uma voltagem específica para cada caso. Desse modo, utilizar uma fonte que não foi indicada pela fabricante pode trazer graves problemas para o seu notebook, inclusive com a possibilidade de queimar a bateria do dispositivo.

Quando utilizar uma fonte universal, o que já não é muito recomendado, vale observar se, além do conector adequado, a fonte permite que a voltagem seja ajustada para atender especificamente às exigências de seu dispositivo.

6. Deixar o notebook no carro


Essa dica vale principalmente para usuários que vivem em locais muito quentes. Caso o calor esteja muito forte, os carros costumam esquentar muito, e deixar um laptop dentro do veículo nessas situações pode levar a problemas sérios – principalmente se o dispositivo estiver ligado. A alta temperatura e a falta de ventilação, aliadas ao calor produzido pelo próprio computador são capazes de superaquecer os componentes. Dispositivos com carcaças mais simples podem inclusive sofrer deformações, dependendo da posição ou se têm algum objeto pesado acima.