O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, foi exonerado do cargo. A demissão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial e traz a assinatura do ministro da Casa Civil, Onyx Dornelles Lorenzoni.

A demissão de Rodrigues é a mais recente em uma série de mudanças nos cargos do alto escalão do MEC e se soma a outras polêmicas que envolvem a área da educação no governo. O ministro Ricardo Veléz Rodríguez está no centro de uma crise política e uma "guerra interna".

Nesta terça-feira, o MEC revogou uma portaria do Inep que previa novas regras para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A portaria anterior definia que a medição da qualidade da alfabetização das crianças só seria feita a partir de 2021.

Por causa dessa decisão, a engenheira e professora Tania Leme de Almeida pediu demissão do cargo de secretária de Educação Básica do Ministério da Educação. Em sua despedida, ela disse que seu pedido de demissão é o "preço que paga" em sua luta por uma educação de qualidade.

Além da saída do presidente do Inep e da secretaria de Educação Básica, o MEC enfrenta indefinição sobre quem será o "número 2 da pasta". Três nomes já foram indicados, mas o posto está vago. A mais recente indicada, Iolene Lima, pediu demissão oito dias depois de ser anunciada. Antes dela, Rubens Barreto da Silva já tinha assumido o lugar de Luiz Antônio Tozi.