Nativa das Américas Tropicais, a goiaba, além de nutritiva e saborosa, foi considerada uma espécie capaz de produzir diversos benefícios à saúde. É da cidade de Valinhos, uma das maiores produtoras do fruto no estado de São Paulo, que vem também a pesquisa que comprova os efeitos dela no combate de doenças ou sintomas.

Das folhas da fruta, efeitos antimicrobianos e anti-inflamatórios aceleram a cicatrização e evitam o aparecimento de espinhas. O segredo para usá-las é fervê-las em água quente junto com folhas de pitanga e, quando mornas, colocá-las sobre a área desejada. Diabéticos que, normalmente, têm os pés ressecados pela ação da doença podem utilizar o chá na região.

Problemas intestinais também são controlados com um chá da fruta. Pedaços picados do broto da goiaba em água quente produzem um composto capaz de agir no combate à diarreia. O alerta fica para o consumo em excesso, já que pode prender demais o intestino.



O composto realizado com as folhas também é utilizado no rosto para coibir o aparecimento de espinhas e retardar o envelhecimento da pele.

Além disso, o consumo do fruto carrega diversas propriedades. Somente a goiaba vermelha já foi indicada como uma aliada no combate ao câncer de próstata.