A advogada e ativista Zuzana Caputova tomou posse neste sábado (15) como presidente da Eslováquia, tornando-se a primeira mulher a assumir o cargo máximo do país. A cerimônia de posse ocorreu em Bratislava, diante dos 150 membros do Conselho Nacional (Parlamento).


"Juro, pela minha honra e consciência, fidelidade à República da Eslováquia e cuidar pelo bem-estar da nação eslovaca, e as minorias nacionais e outros grupos étnicos", disse Zuzana diante do chefe do Tribunal Supremo e da Constituição.



Caputova, de 45 anos, é a quinta pessoa a assumir o cargo de chefe de Estado da Eslováquia desde que o país recuperou suas liberdades públicas e políticas após a queda do regime comunista em 1989, ainda dentro da antiga Tchecoslováquia, antes de se separar da mesma em 1º de janeiro de 1993.


Em seu discurso de posse, a presidente – uma jurista novata na política que conquistou os votos dos eleitores com uma campanha concentrada na luta contra a corrupção – ressaltou as mudanças "sistemáticas" que considera necessárias no sistema judicial do país.

Por outro lado, a advogada, que no passado liderou com sucesso uma longa campanha ecológica para desmantelar um despejo ilegal na capital, colocou à disposição dos cidadãos seus "conhecimentos, empatia e interesse pelo ativismo".

Com um mandato de cinco anos, a nova chefe de Estado substitui o empresário independente Andrej Kiska no cargo.