Foi publicada no Diário Oficial da União a nomeação da professora Denise Pires de Carvalho como a nova reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela é a primeira mulher a ocupar o cargo na história da instituição. O mandato é de quatro anos.


Professora do Instituto de Biofísica da universidade, ela integrou a lista tríplice formada em abril após consulta eleitoral à comunidade universitária e enviada à Presidência da República.

A nova reitora da UFRJ comentou sobre os seus objetivos à frente da instituição e disse que o bloqueio de parte do orçamento das 63 universidades e dos 38 institutos federais de ensino, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) em abril, é motivo de preocupação.

"Pretendemos seguir com a reconstrução do nosso museu nacional, pretendemos ainda aumentar a nossa internacionalização e nossas atividades de inovação. Sabemos todos que há um contingenciamento de recursos para as universidades o que nos deixa muito apreensivos quanto o futuro da nossa instituição sob o ponto de vista administrativo", disse Denise Pires de Carvalho.

No Instituto de Biofísica (IBCCF) da UFRJ, Denise Pires de Carvalho leciona nos cursos de graduação da área da saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia.

Médica formada pela UFRJ, tem mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pelo IBCCF e pós-doutorado pelo Hôpital de Bicêtre (Paris) e pelo Universitá Degli Studi di Napoli (Itália).

Ela já foi diretora e vice-diretora do IBCCF, coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação da UFRJ e diretora adjunta de graduação e pós-graduação.