Um dos mais prestigiados urologistas do país, Miguel Srougi, inaugurou o Instituto da Próstata do Hospital Moriah, estruturado por ele. 


A cerimônia foi realizada na Casa Petra, em Moema, zona sul de São Paulo, com a participação do presidente do Hospital Moriah, Guilherme Munhoz, do presidente da Igreja Universal, Maurício Campos, da presidente do Grupo Life, Eunice Higuchi, e do ex-governador Geraldo Alckmin, além da presença de convidados ilustres.



Entre eles o representante da presidência da Associação Paulista Médica, Akira Ishida, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - Seção SP, Flávio Trigo, e o secretário-geral da Associação Médica Brasileira, Antônio Salomão.



Em virtude do lançamento, foi realizado o 1º Simpósio de Doenças da Próstata no local, com a apresentação de 32 aulas sobre inovações médicas.



Durante o discurso de inauguração, Srougi, que também é professor da Faculdade de Medicina da USP, destacou que a motivação para a criação do setor foi a alta prevalência de doenças relacionadas à próstata.



Segundo ele, 90% dos homens apresentam crescimento benigno do órgão, o que causa transtornos urinários, comprometendo a qualidade de vida. O médico também ressaltou o alto índice de câncer de próstata, que afeta um em cada oito homens, o equivalente a 12 milhões de brasileiros. 



Com o Instituto, queremos criar diretrizes que possam ajudar outras instituições médicas. Os médicos do Instituto da Próstata representam o verdadeiro valor. Eles têm uma atividade acadêmica intensa e vão produzir ciência, transformar a sociedade e melhorar a vida das pessoas.



Eunice Higuchi, que também é médica, destacou o lado humano do urologista em sua apresentação e a importância do profissional na estruturação do Instituto. Srougi tem a vocação de querer passar o saber e o Instituto da Próstata é uma maneira de democratizar o saber deste médico.



O Instituto foi criado para ser um centro difusor de conhecimento, do que tem de mais moderno, desde o diagnóstico até o tratamento em relação à próstata. O objetivo é se tornar referência tanto em tratamento quanto em pesquisa.



Cuidar da saúde de alguém é nobre. Esse Instituto com certeza vai proporcionar pesquisa, desenvolvimento científico, cura de doenças, mecanismos que vão trazer benefícios à população. Esse Instituto certamente vai fazer a diferença na vida das pessoas e, por isso, nos sentimos incentivados a divulgar que existem pessoas preocupadas em levar saúde à população brasileira.