A primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe, voltada para crianças e gestantes, começa nesta quarta-feira (10). O Ministério da Saúde informou que a meta é imunizar 58,6 milhões de pessoas até o dia 31 de maio, quando encerra a campanha.


Este ano serão distribuídas 63,7 milhões de doses da vacina. Ao todo, 41,8 mil postos de vacinação estarão funcionando no país, com o envolvimento de 196,5 mil profissionais e a utilização de 21,5 mil veículos.



As vacinas são disponibilizadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios para o público-alvo.



Neste ano, a ação ampliou a faixa-etária do público infantil de até 5 anos para até menores de 6 anos. De acordo com o ministério, esta medida incluirá 2,8 milhões de crianças. Além disso, as gestantes e crianças também poderão atualizar as demais vacinas previstas na Caderneta de Vacinação.



A partir do dia 22 de abril começa a segunda etapa da campanha, voltada para trabalhadores de saúde, idosos, indígenas, professores e pessoas com doenças crônicas.



Podem vacinar?


  • Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
  • Gestantes e puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias;
  • Idosos;
  • Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;
  • Portadores de doenças crônicas (como HIV) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita.