Embora esteja entre as bandas que parecem ter ficado no início dos anos 2000, o Bonde do Tigrão está vivíssimo. E ainda mais depois desta quarta-feira (3), quando os termos "tchutchuca" e "tigrão" voltaram à tona em um bate-boca na Câmara dos Deputados.

Na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Zeca Dirceu (PT-PR) afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, age como "tigrão" em relação a aposentados, mas como "tchutchuca" com a "turma mais privilegiada do nosso país".

Em comunicado, o cantor Leandrinho, membro do Bonde, disse ter ficado surpreso com o episódio. Ele lamentou o fato de o ministro ter sido "desrespeitado". "Além de ser uma autoridade, é um senhor de idade e merece respeito".

Leandrinho acrescentou que a música "foi criada como uma brincadeira elogiando as mulheres e não para tornar-se pauta e alusão desconexa sobre um assunto que requer seriedade para nossa sociedade".

A animosidade entre o deputado e o ministro levou ao encerramento de uma audiência destinada à apresentação da reforma da Previdência para os parlamentares na Câmara.

Por onde anda o Bonde?


O grupo responsável pela popularização da "tchutchuca" segue ativo desde 1999, e com agenda cheia de shows. Eles viajam com a Tour do Baile Todo, que anima principalmente formaturas pelo país.

Fundado pelos MCs Leandro, Gustavo, Tiago e Vaguinho, o Bonde do Tigrão surgiu quando o funk carioca já havia se consolidado com nomes como o da dupla Claudinho e Buchecha.

O grupo chegou à produtora Furacão 2000 - principal meio de divulgação do gênero naquela época - e estourou com "Cerol na mão".

A música traçou caminho semelhante ao dos fenômenos do funk criados hoje em periferias do Brasil, que chegam às pistas de áreas nobres e, depois, são adotados por rádios e pela TV.

O Bonde lançou em 2001 seu disco de estreia, com hits como "O baile todo" e a própria "Tchu tchuca". Em 2017, a banda gravou um DVD em comemoração aos 20 anos de carreira, com os grandes sucessos do passado e participações de MC Sapão, MC Serginho, Tchakabum e Tati Quebra Barraco.