Ministro da Justiça fala sobre a decisão do STF

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, comentou nesta quinta-feira (14) a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, quando ligados a caixa 2, devem tramitar na Justiça Eleitoral.
Moro ressaltou que, independente dos méritos da Justiça Eleitoral ela não está “adequadamente estruturada para esses tipos d crimes” para tratar de crimes mais complexos, como corrupção ou lavagem de dinheiro. O ministro, no entanto, ressaltou que a decisão do STF deve ser respeitada.
Na sessão desta quinta-feira (14), o Supremo decidiu por 6 votos a 5 que crimes comuns relacionados a delitos eleitorais devem tramitar na Justiça Eleitoral. Para os ministros que venceram a votação, essa já é a jurisprudência da Corte há décadas.
No entanto, os ministros que foram vencidos viram o Brasil retroceder diante dos casos de corrupção.
O ministro Marco Aurelio Mello chegou a dizer que mesmo os casos proferidos antes dessa decisão da Corte podem ser anulados.

Guerra entre STF e Lava Jato


O procurador Diogo Castor escreveu que o STF preparava um “golpe’ contra a Lava Jato e que a força-tarefa estava sendo alvo de ataques sombrios e covardes. O ministro Gilmar Mendes contra-atacou e disse que o Ministério Público possui integrantes cretinos, gangsters e gentalha com grandes interesses.

A tensão está altíssima.

O julgamento da Corte, pode ser uma reação dos ministros contra a Lava Jato. O presidente da Casa, Dias Toffoli, afirmou que abriu inquéritos para investigar a divulgação de notícias falsas que envolviam os ministros. Os alvos desse inquérito são os procuradores Diogo Castor e Deltan Dallagnol.