Mais de cem alunos de faculdades públicas e particulares do Rio pagaram pela formatura, mas quando chegaram no local do evento, neste sábado (20), descobriram que a festa tinha sido cancelada.

O evento aconteceria na casa de festas Ribalta, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, mas a empresa responsável, Aloha Formandos, desapareceu.

O caso foi parar na 16ª DP (Barra da Tijuca). Até agora nenhum dos estudantes conseguiu contato com a empresa Aloha Formandos. Os responsáveis pelo espaço disseram aos alunos, que a Aloha Formandos não cumpriu os contratos com os fornecedores e ligou para eles às 19h, dizendo que o evento marcado para às 22h tinha sido cancelado.

Nas redes sociais, a página da Aloha Formandos tem vários comentários de pessoas indignadas com o cancelamento da festa e até pessoas que não receberam o pagamento pelos serviços prestados a empresa.

E a festa de formatura do ensino médio dos alunos do Colégio Pedro II, que estava marcada esta segunda (22), às 23h, também na casa de eventos Ribalta, foi cancelada.

Soraia Panella, coordenadora de atendimento do Procon-RJ, aconselha que estudantes pesquise e acompanhe reputação da empresa, participe de outros eventos.

“Nesse caso particular, a gente sabe que essa contratação foi feita há um tempo, num momento em que a empresa estava muito bem no mercado. A melhor dica é acompanhar durante um período todas as atuações, frequentar, ir a outros eventos, observar. Isso não vai evitar o problema, mas tem de ficar atento. Qualquer sinal que possa dar a entender que a empresa está com algum problema é o momento de buscar ajuda. Buscar do Procon ou judicial. Qualquer falta de contato deve acender um alerta. O dever de informação está no Código de Defesa do Consumidor. Neste caso, a empresa mudou de endereço, não comunicou a nenhum formando, já era para verificar que alguma coisa não estava certa”, disse Soraia, destacando que o Procon não trata de danos morais.